O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ) e pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). O material teórico é elaborado pela Universidade de Brasília (UnB). A execução está sob a responsabilidade técnica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio Núcleo de Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE).
É oferecido na modalidade a distância, entre os meses de março a novembro de 2014, com carga horária de 180 horas.
Destina-se a 10 mil educadores de escolas públicas estaduais e municipais das seguintes Unidades da Federação: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Objetivos gerais
1. Capacitar profissionais das Escolas Públicas para trabalharem coletivamente na prevenção do uso drogas, por meio do fortalecimento da escola na promoção da saúde e da educação integral.
2. Contribuir para o fortalecimento da comunidade escolar no desenvolvimento da política de prevenção do uso de drogas por meio do aperfeiçoamento e implementação dos projetos de prevenção construídos coletivamente e coordenados pelos educadores
Objetivos específicos
1. Fornecer subsídios para que os educadores capacitados possam atuar como multiplicadores na promoção da saúde integral com ênfase na prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco no contexto da escolar.
2. Capacitar para a abordagem de situações relacionadas ao envolvimento com drogas e problemas decorrentes para o adequado encaminhamento à rede de serviços de atenção aos usuários e familiares.
3. Capacitar educadores para a promoção de fatores de proteção no âmbito escolar com vistas à promoção da saúde integral e da prevenção do uso de drogas.
4. Orientar os educadores com subsídios teórico-metodológicos para a construção do projeto de prevenção do uso de drogas integrado ao Projeto Político Pedagógico da escola.
5. Oferecer subsídios teórico-metodológicos à implementação dos projetos de prevenção do uso de drogas nas escolas.
1ª fase: Teórico-metodológica- Módulos 1 ao 4 – carga horária: 120h
Módulo 1 - O EDUCANDO COMO SUJEITO EM DESENVOLVIMENTO: FAMÍLIA, ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICASUnidade 1: A escola e o educando
Unidade 2: Conhecendo o adolescente
Unidade 3: Adolescentes e a proteção no âmbito das políticas públicas
Unidade 4: A escola em rede: legislação e políticas integradas na prevenção do uso de drogas
Módulo 2 - CONCEITOS E ABORDAGENS SOBRE DROGAS E PREVENÇÃO
Unidade 5:O que são as drogas?
Unidade 6:As relações com as drogas e as diferentes abordagens
Unidade 7:O uso de drogas no Brasil
Unidade 8:Redes sociais e prevenção do uso de drogas no contexto da escola
Módulo 3 - A PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NO MODELO DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E DAS REDES SOCIAIS
Unidade 9: Modelo sistêmico e da educação para a saúde na prevenção
Unidade 10: Mobilizando redes sociais no trabalho comunitário
Unidade 11: Acolhendo adolescentes em situação de risco
Módulo 4 - AÇÕES PREVENTIVAS DO USO DE DROGAS NA ESCOLA
Unidade 12:Integrando a prevenção no currículo escolar
Unidade 13:Apostando na participação juvenil
Unidade 14:Resgatando a autoridade na família e na escola
Unidade 15:Fortalecendo a escola e a comunidade
Unidade 16:Construindo o projeto da escola sobre prevenção do uso de álcool e outras drogas
2ª fase: Prática-interventiva- Módulo 5 – carga horária: 60h
A segunda fase do curso tem por objetivo subsidiar os educadores-cursistas na implementação do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
As orientações para a realização do Módulo 5 são constituídas por etapas que estão articuladas entre si. A saber:
ETAPA 1:Socializando o projeto na comunidade escolar: ampliando reflexões e parcerias
ETAPA 2:Implementando Ações preventivas – da teoria à prática
O curso é oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em Plataforma Moodle, com apoio de material didático impresso e mídia DVD.
O ambiente de aprendizagem é organizado com conteúdos, recursos didáticos e dispositivos interativos que oportunizam, por meio de atividades colaborativas e individuais, a aprendizagem de conceitos e metodologias no âmbito da promoção da saúde com ênfase na prevenção do uso de drogas.
As atividades de aprendizagem contribuem para a articulação entre os conteúdos e metodologias apresentados no curso e favorecem a elaboração gradativa do projeto de prevenção do uso de drogas por meio da interação e da colaboração entre cursistas de uma mesma escola e de uma mesma turma.
O acompanhamento tutorial é garantido em todoo percurso e realizado por educadores-tutores. Cada tutor acompanha uma turma com cem educadores-cursistas, em geral, de um mesmo território.
Cada educador-cursista recebe um Kit do material didático que será endereçado à sua escola.
Cada Kit contém:
- 1 livro-texto contendo 16 unidades;
- 1 DVD com 16 vídeos (indutores temáticos);
- 1 Caderno de Orientações: Construindo o Projeto de Prevenção do Uso de Drogas da Escola.
Todo o conteúdo do material didático impresso está disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
O curso é organizado em torno de três atividades de aprendizagem fundamentais: exercícios objetivos, fóruns de discussão e atividades colaborativas que são avaliadas a partir de critérios específicos, previamente definidos.
O processo avaliativo inclui devolutivas do tutor, autoavaliação do educador e valorização das participações no decorrer do curso, numa perspectiva formativa e processual da avaliação.
A menção do educador é definida por meio da avaliação das atividades de aprendizagem e de outras participações realizadas e avaliadas no decorrer do curso.
Os educadores-cursistas, com média final igual ou superior a 50, receberão certificado de Extensão Universitária emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com carga horária de 180 horas.
A certificação ocorre de 02 a 06 meses após o término do curso e os certificados são enviados ao endereço da escola cadastrada em que os educadores-cursistas estão vinculados.