O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ) e pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). O material teórico é elaborado pela Universidade de Brasília (UnB). A execução está sob a responsabilidade técnica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio Núcleo de Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE).

É oferecido na modalidade a distância, entre os meses de março a novembro de 2014, com carga horária de 180 horas.

Destina-se a 10 mil educadores de escolas públicas estaduais e municipais das seguintes Unidades da Federação: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre o curso

Objetivos gerais

1. Capacitar profissionais das Escolas Públicas para trabalharem coletivamente na prevenção do uso drogas, por meio do fortalecimento da escola na promoção da saúde e da educação integral.
2. Contribuir para o fortalecimento da comunidade escolar no desenvolvimento da política de prevenção do uso de drogas por meio do aperfeiçoamento e implementação dos projetos de prevenção construídos coletivamente e coordenados pelos educadores

Objetivos específicos

1. Fornecer subsídios para que os educadores capacitados possam atuar como multiplicadores na promoção da saúde integral com ênfase na prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco no contexto da escolar.
2. Capacitar para a abordagem de situações relacionadas ao envolvimento com drogas e problemas decorrentes para o adequado encaminhamento à rede de serviços de atenção aos usuários e familiares.
3. Capacitar educadores para a promoção de fatores de proteção no âmbito escolar com vistas à promoção da saúde integral e da prevenção do uso de drogas.
4. Orientar os educadores com subsídios teórico-metodológicos para a construção do projeto de prevenção do uso de drogas integrado ao Projeto Político Pedagógico da escola.
5. Oferecer subsídios teórico-metodológicos à implementação dos projetos de prevenção do uso de drogas nas escolas.

 

1ª fase: Teórico-metodológica- Módulos 1 ao 4 – carga horária: 120h

Módulo 1 - O EDUCANDO COMO SUJEITO EM DESENVOLVIMENTO: FAMÍLIA, ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Unidade 1: A escola e o educando

Unidade 2: Conhecendo o adolescente

Unidade 3: Adolescentes e a proteção no âmbito das políticas públicas

Unidade 4: A escola em rede: legislação e políticas integradas na prevenção do uso de drogas

Módulo 2 - CONCEITOS E ABORDAGENS SOBRE DROGAS E PREVENÇÃO

Unidade 5:O que são as drogas?

Unidade 6:As relações com as drogas e as diferentes abordagens

Unidade 7:O uso de drogas no Brasil

Unidade 8:Redes sociais e prevenção do uso de drogas no contexto da escola

Módulo 3 - A PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NO MODELO DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E DAS REDES SOCIAIS

Unidade 9: Modelo sistêmico e da educação para a saúde na prevenção

Unidade 10: Mobilizando redes sociais no trabalho comunitário

Unidade 11: Acolhendo adolescentes em situação de risco

Módulo 4 - AÇÕES PREVENTIVAS DO USO DE DROGAS NA ESCOLA

Unidade 12:Integrando a prevenção no currículo escolar

Unidade 13:Apostando na participação juvenil

Unidade 14:Resgatando a autoridade na família e na escola

Unidade 15:Fortalecendo a escola e a comunidade

Unidade 16:Construindo o projeto da escola sobre prevenção do uso de álcool e outras drogas

 

2ª fase: Prática-interventiva- Módulo 5 – carga horária: 60h

A segunda fase do curso tem por objetivo subsidiar os educadores-cursistas na implementação do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

As orientações para a realização do Módulo 5 são constituídas por etapas que estão articuladas entre si. A saber:

ETAPA 1:Socializando o projeto na comunidade escolar: ampliando reflexões e parcerias

ETAPA 2:Implementando Ações preventivas – da teoria à prática

O curso é oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em Plataforma Moodle, com apoio de material didático impresso e mídia DVD.

O ambiente de aprendizagem é organizado com conteúdos, recursos didáticos e dispositivos interativos que oportunizam, por meio de atividades colaborativas e individuais, a aprendizagem de conceitos e metodologias no âmbito da promoção da saúde com ênfase na prevenção do uso de drogas.

As atividades de aprendizagem contribuem para a articulação entre os conteúdos e metodologias apresentados no curso e favorecem a elaboração gradativa do projeto de prevenção do uso de drogas por meio da interação e da colaboração entre cursistas de uma mesma escola e de uma mesma turma.

O acompanhamento tutorial é garantido em todoo percurso e realizado por educadores-tutores. Cada tutor acompanha uma turma com cem educadores-cursistas, em geral, de um mesmo território.

Cada educador-cursista recebe um Kit do material didático que será endereçado à sua escola.

Cada Kit contém:

  • 1 livro-texto contendo 16 unidades;
  • 1 DVD com 16 vídeos (indutores temáticos);
  • 1 Caderno de Orientações: Construindo o Projeto de Prevenção do Uso de Drogas da Escola.

Todo o conteúdo do material didático impresso está disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O curso é organizado em torno de três atividades de aprendizagem fundamentais: exercícios objetivos, fóruns de discussão e atividades colaborativas que são avaliadas a partir de critérios específicos, previamente definidos.

O processo avaliativo inclui devolutivas do tutor, autoavaliação do educador e valorização das participações no decorrer do curso, numa perspectiva formativa e processual da avaliação.

A menção do educador é definida por meio da avaliação das atividades de aprendizagem e de outras participações realizadas e avaliadas no decorrer do curso.

Os educadores-cursistas, com média final igual ou superior a 50, receberão certificado de Extensão Universitária emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com carga horária de 180 horas.

A certificação ocorre de 02 a 06 meses após o término do curso e os certificados são enviados ao endereço da escola cadastrada em que os educadores-cursistas estão vinculados.